Atualmente, em diversas corporações brasileiras, por serem empresas de grande porte, com uma grande quantidade de funcionários, sempre, a governança destes usuários é um grande problema.

Todavia, novos funcionários entrando diariamente em vários setores, funcionários deixando a instituição diariamente…

Como realizar a gestão de todos esses usuários de forma automatizada?

Bom, neste tutorial, apresento uma forma de executar uma estrutura de automatização via PowerShell com uma planilha em Excel, iremos inserir usuários em lote no Azure Active Directory.

Primeiramente, será necessário se autenticar no PowerShell

Connect-AzureAD -TenantDomain "<SeuTenantID>"

De acordo com a linha cima, será aberto uma janela de diálogo para se realizar a autenticação.

Logo depois, será necessário importar a estrutura do .CSV.

$invitations = import-csv c:\file.csv -Header @("Name","InvitedUserEmailAddress","Date")

De acordo com a linha cima, será criado uma variável chamada $invitations, que obterá arquivo em .csv com os Headers: Name, InvitedUserEmailAddress, e, também, Date.

Por fim, executaremos um loop para a leitura de todas as linhas.

foreach ($email in $invitations)
{
$PasswordProfile = New-Object -TypeName

Microsoft.Open.AzureAD.Model.PasswordProfile


$PasswordProfile.Password = "Password1"


New-AzureADUser -AccountEnabled $True -DisplayName $email.Name -PasswordProfile $PasswordProfile -MailNickName $email.Name - UserPrincipalName $email.InvitedUserEmailAddress
}

De acordo com a linha cima, será executado um loop, criando uma nova estrutura de senha padrão para ambos os usuários cadastrados.

Simultaneamente, serão inseridos esses novos usuários no Portal do Azure através do comando New-AzureADUser, em outras palavras, que sua função é a leitura de todas as variáveis já setadas na variável $email.

Desse modo, é possível inserir usuários em lote no Azure Active Directory, criando uma automação em SQL para a geração do EXCEL, casada com uma execução na estrutura do PowerShell, será possível, assim, uma automatização no cadastro dos usuários no AD.

Tem dúvidas? Entre me contato!