Entenda a importância da qualidade dos testes de softwares e como adotar essa medida na fase inicial do projeto resultará em bons resultados para sua empresa!

Um dos resultados e retornos mais positivos para uma empresa é a satisfação de seus clientes, porém, para colher esses frutos, é preciso ter em mente que a qualidade é um dos principais pilares para que uma ideia ou projeto traga retorno e cumpra seu papel.

Quando falamos de projetos de desenvolvimento é inadmissível deixar a qualidade de fora. Imagine você se todos os softwares no mercado não tenham o teste de qualidade como parte integrante do processo e sejam lançados seguindo somente suposições ou “achismos”, isso pode ser um problema não é mesmo? Sim, a probabilidade de falhas ocorrerem na entrega é muito maior se compararmos com um cenário completamente oposto, no qual a equipe de testes é parte integrante do processo desde o início.

Muitas vezes a equipe de testes é somente acionada e lembrada quando são detectadas falhas. Entretanto, sua participação é importante, desde a concepção das ideias iniciais. Ela deve fazer parte do início do projeto, pois é preciso que entenda do negócio como um todo, suas etapas, com intuito de acompanhar e verificar o funcionamento das operações e consequentemente, minimize possíveis falhas encontradas no sistema, garantindo que a entrega do produto final esteja dentro dos parâmetros de requisitos do cliente, otimizando assim, custos e prejuízos financeiros.

Os testes de softwares devem ser entendidos e administrados por todas as equipes, desde os desenvolvedores até a área de negócios da empresa. Criar a ciência de todos em relação às etapas ocorrentes no projeto, trará mais sinergia e impactará eu sua entrega final.

Outro fator importante, é desenhar e estruturar suas funcionalidades pensando no usuário e não em seu departamento de desenvolvimento. Se o sistema for algo muito complexo e a experiência de quem o utiliza for ruim, isso impactará negativamente nos resultados de seu negócio.

Viu como é importante implementar a cultura de qualidade dos testes de softwares em seus processos? Com mudanças é possível otimizar recursos, minimizar problemas, gerar ganhos intangíveis e consequentemente, alcança a tão sonhada satisfação do cliente e garantir sua fidelização ao seu produto ou serviço.

Assista o vídeo a seguir e entenda um pouco mais sobre o tema:

Entenda a importância da qualidade dos testes de softwares

A Konia Tecnologia possui uma equipe com toda a expertise para garantir que seu projeto estará no ar com qualidade desde o primeiro commit de código até o último aceite em produção. Qualidade de software é perseguir o ótimo, sim! O bom não é mais suficiente. Converse com um de nossos consultores, tire todas as suas dúvidas e garanta que seu projeto seja satisfatório do começo ao fim.