“Toda companhia será agora uma empresa de software.” Esta frase atualmente deve ser o foco número um de todo mundo corporativo, independente de setor, qualquer negócio que pretende se manter vivo precisa se digitalizar, fazendo com que um processo otimizado para desenvolvimento de produtos de software se torne primordial para o sucesso desta digitalização, com isso o DevSecOps é o caminho.

Durante o processo de desenvolvimento temos enormes desafios que precisam ser trabalhados, dentro da nossa experiência ajudando empresas a produzir produtos de software conseguimos elencar os principais:

1 – Segmentação de ambientes

Um dos principais causadores das dores de cabeça é a diferença ou até mesmo a falta de ambientes (Desenvolvimento, Homologação, Produção etc.). Equalizar este ponto evitaria inúmeros retrabalhos e principalmente noites sem dormir de muitas equipes responsáveis por estas publicações.

2 – Garantir a entrega do planejado

Sabemos que desenvolver um produto de software de sucesso requer muito planejamento, mas um dos principais desafios encontrados nas empresas durante o processo não é o planejamento, mas sim garantir que o planejado se cumpra. Garantir isso exige controle, paciência, organização e principalmente indicadores para a governança e gestão do projeto. Não podemos ficar no achismo, mas sim ter ferramentas e controle de todos estes dados para que as decisões e correções de curso sejam feitas com a maior velocidade e precisão.

3 – Simplificação dos processos

Para produzir um produto digital de sucesso temos que criar, desenvolver e focar em processos enxutos, usando critérios flexíveis de adaptação para adequar o projeto e as operações ligadas a ele. Em grandes corporações este desafio é ainda maior, vencer a burocracia, eliminar o desperdício e focar no que realmente importa é complexo…, mas totalmente possível.

4 – Performance do time

Velocidade é diferente de performance isto temos que deixar claro. Mas para quem sabe o que significa performance sabe e provavelmente indicará este como um dos principais desafios durante o desenvolvimento de um produto digital. Porém criar uma equipe de alta performance é uma tarefa fundamental para o sucesso disso e exige experiência, qualificação e principalmente entrosamento durante o processo.

5 – Retrabalho – Garantia de qualidade

Gastar tempo e dinheiro criando é muito bom, mas gastar com retrabalho de itens que já empenhamos tempo e esforço além de cansativo sai caro, até porque sabemos que em muitos casos quanto mais tarde resolvermos um problema maior o custo, que em alguns cenários já vimos tornar o produto inviável para o negócio mesmo depois de um investimento financeiro alto.

Bom como comentei estes desafios fazem parte do dia a dia de várias empresas que desenvolvem software de alguma maneira e é resultado de uma análise da nossa experiência dentro de projetos para implantação de DevSecOps, e é justamente este ponto que podemos citar como o caminho para qualquer organização que queira melhorar sempre o seu processo de desenvolvimento. Trabalhar na implantação de uma cultura de DevSecOps em toda organização é fundamental e ajudará a resolver todos estes desafios. Nos próximos conteúdos te convido a debatermos este caminho e juntos mudarmos o modo com que você desenvolve seu produto de software. Venha conosco!!!!

E lembre-se “Toda companhia será agora uma empresa de software.”