Em um processo de desenvolvimento de software, existem diversas áreas de atuação, profissionais exercendo diferentes funções e todas essas funções se conectam de alguma maneira.

Essa conexão sempre existiu em função da necessidade.

Especialmente entre os times de desenvolvimento e operações, mas nunca esquecendo os times de qualidade e de segurança.

Falando em DevSecOps, é bom deixar claro que não se trata de um processo ou metodologia de desenvolvimento, de operações ou de qualquer uma das áreas ligadas ao ciclo de desenvolvimento de uma aplicação.

Na verdade, é a criação e disseminação de uma cultura de integração e colaboração entre equipes. Mais especificamente as equipes de desenvolvimento de software, de operações, de qualidade e de segurança.

Alcançando seus objetivos com DevSecOps

Para implantar de forma adequada e assertiva DevSecOps é preciso adotar um conjunto de práticas que vão desde a especificação dos requisitos, passando pelo planejamento e controle do projeto, chegando à adoção de processos automatizados para que a demanda seja entregue da forma rápida segura e com garantia de qualidade.

Esses processos e práticas estão distribuídos entre 8 grandes grupos:

Arquitetura & Design

  • Foco na definição e compartilhamento de padrões para o desenvolvimento;

Engenharia de Requisitos & UX

  • Foco na melhoria, definição e criação de ótimas experiências para o usuário final;

Gestão de Configuração de Software

  • Foco na gestão do código fonte, no controle de mudança e na auditoria das configurações do software;

Governança

  • Foco na definição e gestão de processos, portfólio e no desenvolvimento de visões executivas durante desenvolvimento do seu produto de software;

Implantação & Operações

  • Foco em garantir o sucesso da implantação e monitoria da aplicação dentre os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção;

Testes & Controle de Qualidade

  • Focado em uma das partes mais fundamentais… garantir a qualidade do seu produto de ponta a ponta;

Planejamento & Gestão de Projetos

  • Focado na comunicação, gestão e controle de todos os projetos durante sua execução;

Desenvolvimento

  • Codificar, criar e construir todo ecossistema das partes que irá compor o seu produto de software;

Cada um desses grupos tem suas particularidades e todos são interdependentes, o que reforça ainda mais a necessidade da integração, colaboração e principalmente o compartilhamento de experiências.

Dessa forma, alcançaremos o sucesso na adoção dos processos e práticas DevSecOps, agregando efetivamente valor ao negócio através da criação do processo de evolução continua e entregando produtos de software cada vez mais rapidamente, atendendo todos os requisitos de qualidade e segurança

Tudo isso sendo acompanhado de perto ou em tempo real por todos os envolvidos, do surgimento da demanda ao monitoramento da aplicação já em ambiente produtivo.

Nos próximos conteúdos te convido a debatermos este caminho e juntos mudarmos o modo com que você desenvolve seu produto de software. Venha conosco!!!!

E lembre-se “Toda companhia será agora uma empresa de software.”