Olá pessoal.

Para quem atua no setor de tecnologia, principalmente no segmento de desenvolvimento é comum encontrar com essas letras…. CI/CD.

Entenda o significado delas e onde elas se encaixam no nosso dia a dia.

Onde elas se encaixam?

Antes de mais nada é preciso entender que CI/CD fazem parte do conjunto de praticas de uma cultura que hoje conhecemos como DevOps.

O que é CI?

CI – é a silga para Integração Continua ou Continuous Integration.

O processo de integração continua tem como obtivo garantir a integridade do código fonte que está sendo desenvolvido.

É o momento onde a partir da atualização do código fonte são iniciados de forma automática testes e validações para garantir a integridade do que está sendo desenvolvido, e gerando feedback para o time de Desenvolvimento.

É o build da aplicação, o momento onde o código fonte é compilado, criando um pacote binário a ser implementado nos ambientes.

O que é CD?

CD – é a sigla para Entrega Contínua ou Continuous Delivery

É o momento de entrega do pacote compilado. Através do processo de release é feito o deploy da aplicação compilada no ambientes indicados.

Quando a maturidade na utilização destas práticas cresce, nós chegamos ao conceito de Implantação Continua ou Continuous Deployment, onde todo o processo de CI/CD está automatizado, tendo todos os seus gatilhos, filtros e fluxo de aprovação definido e em perfeito funcionamento.

Resumindo….

Quando o processo já foi entendido e amadurecido por todos os membros do time tudo funciona de forma tão transparente, quase que impercpetivel.

O desenvolvedor faz a sua entrega, ela passa pelas validações do processo de build, em seguida o binário gerado vai sendo promovido pelos ambientes disponíveis até que chegue finalmente em produção, tudo de forma automatizada e rastreavel, com a necessidade apenas da integração externa em momentos de testes e aprovações.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto?

Acompanhe também o vídeo sobre CI/CD em nosso canal do YouTube

É isso ai pessoal!

Espero te ajudar.

Abraço e até a próxima.