Saiba como a partir de ferramentas da Microsoft, é possível tornar o dia-a-dia de Governança de TI mais eficiente, otimizando o tempo de sua equipe.

A Microsoft todo mundo conhece. O que muitos não sabem é que, ao contrário de muitos Players do mercado, ela não costuma criar uma ferramenta empacotada e rotular como “esse é nosso pacote para isso, ou aquilo”. Claro que existem uma ou outra ferramenta específica, mas a grande maioria dos produtos Microsoft podem ser utilizados em diversos mercados e para diversos fins.

Ao falar de Governança de TI é importante você saber por que ela existe. Ela está vinculada a Governança Corporativa que surgiu nas empresas para garantir a direção definida pelos Órgãos de Fiscalização, Acionistas e Diretores das empresas.

A Governança Corporativa

Essa Governança Corporativa, por sua vez está vinculada muitas vezes, no caso de empresas de capital aberto, aos Órgão Regulatórios, como a SOX – Lei Sarbanes-Oxley que visa a transparência na condução dos negócios, Gestão e Divulgação das informações ao público em geral e acionista (RI) e Gestão Fiscal e Contábil.

Portanto, como pode ver, a vida dos membros da Governança Corporativa não e fácil. Tendo que colher e reportar informações o tempo todo, na hora certa, sem atrasos e sem “Fake News”.

Governança Corporativa

Governança de TI

Nosso foco é a Governança de TI portanto, vamos deixar o assunto “Corporativo” para uma próxima oportunidade.

A Governança de TI visa controlar:

  • Gestão Estratégica
  • Gestão de Recursos
  • Gestão de Riscos
  • Desempenho

Nesse ponto, começamos a fazer referência as ferramentas Microsoft que podem te ajudar a conduzir todo seu processo de Governança. Vamos tratar item a item, tomando como base um viés ágil.

Gestão Estratégica

Ter uma visão de Portfólio de projetos, alinhado essencialmente ao time de Negócios e fundamental. Para isso, podemos utilizar vários frameworks processuais de mercado tais como:

  • SCRUM
  • OKR
  • KANBAN

O importante é você saber que algumas ferramentas Microsoft podem te ajudar e muito nesse caso, por exemplo:

  • Você pode utilizar o Microsoft Azure DevOps para conduzir seu Backlog de atividades que foi gerado pelo seus PO’s;
  • Pode criar uma customização para gerenciar seus OKR’s através também do Microsoft Azure DevOps;
  • Você pode utilizar nativamente os Boards para movimentar suas tarefas de suas sprint’s através do Microsoft Azure DevOps;
  • Pode-se capturar demandas diretamente de seu Outlook e transforma em Backlog utilizando para isso, apenas um plug-in disponível no Microsoft Marketplace.
Microsoft Azure DevOps
Outlook

Gestão de Recursos

Todos nós sabemos como é difícil ter um Plano de Capacidade Produtiva seja por ano, mês, ou período determinado (Sprint). Um dos grandes problemas em Gestão é saber se vamos conseguir “tocar” tal projeto com o time atual, se precisaremos contratar mais profissionais, saber o que cada um está fazendo agora etc. e tal.

Utilizando o Microsoft Azure DevOps você pode ter essa visão simplesmente montando o seu plano de Capacidade visual.

Microsoft Azure DevOps

Gestão de Riscos

Gerir riscos, um grande problema. Risco pode ser sinal de retrabalho e retrabalho gera novos custos que por diversas vezes não estava previsto.

  • Você pode utilizar o Microsoft Azure DevOps para integrar com suas plataformas de Service Desk, Call Center, aplicativos de controle de Bugs e etc.

Desempenho (Dashboards e Reports)

Painéis com indicadores é essencial para qualquer Departamento de Governança.

Extrair dados precisos, verídicos, consistentes e expor em relatórios com rastreabilidade de atividades é totalmente possível utilizando o Microsoft Azure DevOps.

  • Cenário 1
    Precisamos ter um “One page Report” contendo o custo operacional por projeto
  • Cenário 2
    Precisamos saber quantas horas foram gastas e quais cenários estão sendo atendidos por Squad/Fábrica de Software
  • Cenário 3
    Precisamos ter um relatório de percentual de conclusão por OKR
  • Cenário 4
    Precisamos saber a eficiência das entregas das atividades em ambiente de Produção
  • Cenário 5
    Precisamos de uma matriz do nível de dificuldade X capacidade técnica por Tribe/Squad

Conclusão

A partir do Microsoft Azure, Azure DevOps, Power Platform e Office 365 é possível tornar o dia-a-dia de Governança de TI mais brando e eficiente como tem que ser. Dessa forma gerando mais tempo para seus profissionais se dedicarem as análises.

Governança de TI