Neste artigo, vamos abordar algumas interações iniciais do Microsoft Mixed Reality Toolkit para headsets imersivos.

Configurando o Unity

Para trabalharmos com o MRTK no Unity, será preciso realizar a instalação de alguns pacotes para a inclusão de todos os scripts da biblioteca. Seguindo o link abaixo, você será redirecionado para o GitHub, repositório fonte da biblioteca, onde pode encontrar a release mais recente. https://github.com/microsoft/MixedRealityToolkit-Unity/releases

Faça o download do pacote relacionado ao Foundation. Este pacote será responsável por implantar no seu Unity, uma extensão do MRTK juntamente com todos os scripts.

Microsoft.MixedReality.Toolkit.Unity.Foundation.2.5.0.unitypackage

Dê dois cliques sobre o pacote baixado, e importe tudo para o Unity.

Considerações iniciais

A utilização de todos os scripts abaixo, serão aplicados e adicionados em objetos de cena. Faça a criação de um objeto de cena, e adicione os scripts à ele.

Movendo um objeto

Para poder agarrar e mover um objeto utilizando o MRTK, adicione os seguintes scripts:

  • ManipulationHandler.cs – Este script oferece suporte para realizar a movimentação dos componentes próximos e distantes.
  • NearInteractionGrababble – Sendo opicional, você pode utilizar este script para mover um objeto a partir de uma mão articulada.

Redimensionando um objeto

Utilizando um dos scripts anteriores, para realizar a manipulação de redimensionamento, utilize o ManipulationHandler.cs para suportar rotação à duas-mãos.

Movendo um objeto com precisão

Após utilizarmos todos os scripts poderosos acima, veremos um script mais clássico para movimentação dos componentes com mais precisão. Estamos falando do BoundingBox.cs, onde é criado uma caixa delimitadora para o componente. Adicione este script para o movimento preciso.

 

Faça bom proveito destes scripts iniciais, com suas aplicações Hololens.

Obrigado por ler até aqui!

 

Fonte dos scripts: https://microsoft.github.io/MixedRealityToolkit-Unity/