Entenda o que é DevOps e como melhorar a integração entre seus desenvolvedores de softwares e os demais envolvidos nos processos.

O objetivo deste post é explicar de maneira simplificada o que é DevOps. Mostrando que, quando falamos sobre este assunto, não estamos falando sobre algum tipo de metodologia.

Processo DevOps
Processo DevOps


Na tecnologia existem diversas áreas de atuação, profissionais exercendo diferentes funções e todas essas funções se conectam de alguma maneira.

Essa conexão sempre existiu em função da necessidade.

Especialmente entre os times de desenvolvimento e operações, mas nunca esquecendo o time de qualidade.

Quando falamos de DevOps, é bom deixar claro que não se trata de uma metodologia de desenvolvimento, de operações ou de qualquer uma das áreas ligadas a tecnologia.

Trata-se, na verdade da criação de uma cultura de integração entre equipes. Mais especificamente as equipes de desenvolvimento de software e de operações, envolvendo os profissionais de infraestrutura e/ou administradores de sistemas, além de atuar no apoio aos demais times envolvidos no processo, como por exemplo os times de qualidade.

diagrama DevOps
Diagrama DevOps

Resumindo

DevOps pode ser definido como a cultura que visa a integração dos times de desenvolvimento e de operações, e apoio aos times de qualidade e demais envolvidos no processo, ou seja, DevOps aproxima quem desenvolve de quem implanta a aplicação desenvolvida e facilita o controle de qualidade.

Utilizando DevOps

Para implantar DevOps é preciso adotar um conjunto de práticas que vão desde a especificação dos requisitos, passando pelo planejamento e controle do projeto, chegando a adoção de processos automatizados para que a demanda seja entregue da forma rápida segura e com garantia de qualidade.

Fluxograma de DevOps

Tudo isso sendo acompanhado de perto ou em tempo real por todos os envolvidos, desde o surgimento da demanda ao monitoramento da aplicação já em ambiente produtivo.

Profissional DevOps

O profissional de DevOps tem papel fundamental para implantação e disseminação de sua cultura.

Tecnicamente é responsável pela implantação e automação de processos, mas deve principalmente ser o agente facilitador para a integração dos times.

Um profissional precisa reunir uma série de carateristas peculiares, mas isso é assunto para um outro post.

Busca entrega de valor? Desde o levantamento dos requisitos até o monitoramento em produção de seus projetos e aplicativos, a Konia Tecnologia tem condições de ajudá-lo em todo este processo. Todo o ciclo de desenvolvimento de software pode e deve ser conduzido por uma ou várias ferramentas de DevOps, as quais possuímos grande conhecimento.

Converse com um de nossos consultores, tire todas as suas dúvidas e garanta que seu projeto seja satisfatório do começo ao fim.