Olá pessoal!

O objetivo deste artigo é fazer um overview sobre qualidade de software e a partir daqui iniciar uma série de outras publicações detalhando mais o assunto.

Tempos atrás, já iniciei algo no mesmo sentido, mas por diversos fatores foi preciso fazer uma pausa. Mas agora estamos de volta e vamos em frente!

Para definir qualidade de software podemos afirmar que a qualidade de software é uma área de conhecimento em engenharia de software e seu objetivo é garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento.

Lindas palavras! Certo?

Mas o que isso significa de verdade?

O conceito de qualidade é muito subjetivo, pois está relacionado diretamente com a percepção de cada indivíduo. A minha visão de qualidade, como desenvolvedor, por exemplo, não é a mesma do cliente.

Falando de um produto ou serviço podemos dizer que qualidade é quando estes estão atendendo as exigências dos clientes, tem uma boa relação custo/benefício, sua utilização é de fácil adequação e tem um grande valor agregado.

Quando falamos de qualidade de software, temos que analisar dois aspectos bem diferentes.

Do ponto de vista do Desenvolvedor qualidade é quando o software desenvolvido é produzido com a utilização de técnicas adequadas e boas práticas para o desenvolvimento, atendendo as exigências do cliente, não importa quais técnicas ou ferramentas são utilizadas.

Já no que diz respeito ao cliente, seu software terá a qualidade reconhecida se trouxer retorno ao mesmo e em geral tiver um baixo custo.

Devido a estas diferentes visões, a qualidade de software mostra a sua grande importância no processo de desenvolvimento, pois na verdade sua função é garantir que o software que será entregue ao cliente no fim do projeto, atenderá a todas as suas expectativas e que mesmo que sem saber, o cliente receberá um produto desenvolvido com a utilização de boas práticas e técnicas de desenvolvimento adequadas.

Para garantir a qualidade de um software existem diversas técnicas, modelos de controle e garantia de qualidade que podem ser adotadas. Mas estes são assuntos para os próximos posts.

Até mais, abraço.