Entenda a importância da qualidade nos testes de softwares e como ela é um item crucial no desenvolvimento de seu projeto.

    Para fazer compras na internet, fazer transações bancárias, pedir comida online e até mesmo alugar um patinete no centro da cidade. O uso de Software está instituído em nosso cotidiano e já não é mais uma novidade. Entretanto, para podermos usar esses softwares, foi necessário que estes passassem por um processo de QUALIDADE, para que os usuários pudessem usar algo de confiabilidade e segurança.

    Suponhamos que você acabou de se formar no Ensino Médio, prestou o ENEM e conseguiu aquela nota bacana para se inscrever na Universidade de sua preferência. Porém, na hora de fazer a inscrição, o site simplesmente não carrega (devido ao alto número de acessos) ou fica continuadamente mostrando uma mensagem que os dados inseridos estão errados (mesmo estando certo). Este exemplo realmente aconteceu em 2017 e causou grande transtorno para os estudantes. (Veja a reportagem aqui)

E é para evitar erros como estes, que existem os Testes de Software.

    Por isso que a Qualidade é um item crucial para o desenvolvimento do Software, ela serve para reduzir ao mínimo as falhas encontradas no Sistema e garantir que os itens sejam entregues com sucesso, de acordo com os requisitos do cliente. E garantir que não haja impactos negativos para o negócio. Pois lembrando que um erro que é encontrado na fase de testes, é bem mais barato do que se for encontrado já em produção.

Exemplificando

    Para elucidar: se usuário quer saber se o Sistema aguenta, 10 pessoas fazendo 10 processos por minuto, temos o Teste de Desempenho. Se aumentarmos esse número para 1000, 2000, 3000 usuários, temos o teste de carga. Se triplicar/quadruplicar esse número de usuários, para ver até que ponto o Sistema realiza os processos, sem falhas, temos o Teste de Stress.

    Além da Qualidade melhorar notoriamente o custo-benefício do projeto, ela também certifica que o Software tenha um bom desempenho, pois não adianta ter um software atraente de aparência, mas que deixa a desejar em agilidade. Ela pode até mesmo prevenir que a empresa que adota o processo de qualidade em seus softwares, não sofra com processos judiciais, por vazamento de dados, por exemplo, evitando assim prejuízos financeiros.

Mas o que é qualidade?

    O termo “Qualidade” é muito subjetivo e abrange diversas áreas, desde a qualidade do desenvolvimento até a qualidade dos processos envolvidos, mas deve no mínimo assegurar que o software está recebendo, processando e repassando as informações de modo correto.

Konia Tecnologia possui uma equipe com toda a expertise para garantir que seu projeto estará no ar com qualidade desde o primeiro commit de código até o último aceite em produção. Converse com um de nossos consultores sobre a importância da Qualidade de testes de softwares em seu projeto!