Nós profissionais de TI temos a arte de desenvolver, testar, documentar, gerenciar e até arquitetar um software, mas levantarei uma pauta sobre o profissional de TI engajado no que o software foi designado à fazer, na funcionalidade dele, não quero dizer técnica, mas sim a qual área e para quais profissionais ele foi feito!

Os profissionais de TI não são apenas restritos a programação, em fazer funcionar, eles são considerados profissionais com conhecimento básico a intermediário e as vezes até avançado em diversas áreas, e sabe porquê? Tudo isso pra que o seu software tenha a melhor qualidade possível pensando no usuário/profissional de qualquer área!

O pensamento mais sensato é que nenhum profissional/usuário tenha que ter conhecimentos avançados em TI para utilizar um software para trabalhar, mas um profissional de TI deve ter conhecimentos de áreas diversas para que o profissional/usuário desfrute do software e que o mesmo tenha uma boa usabilidade. Entender da regra de negócio torna o profissional do TI mais humano, pensando exatamente em quem vai desfrutar do seu software, e é isso que o torna diferente de muitos outros profissionais.

Mas o que é a Regra de Negocio?

De modo geral, a regra de negocio é um conjunto de regras técnicas e lógicas que uma empresa deve seguir de acordo com sua área. Através dessas regras o funcionamento da empresa é definido. Exemplo: Para ser realizado uma venda, o vendedor lança os produtos no sistema, cada um deles deve possuir um código de barras, ncm, imposto sobre o produto, um CFOP entre outras regras, após identificar os produtos consumidos o vendedor devera gerar uma nota fiscal e dar entrada na forma de pagamento que será feita. Sem essas regras uma venda não estará correta perante as legislações correndo a empresa risco de ser multada.


Hoje em dia um profissional com o tal conhecimento é um diferencial para muitas empresas, ainda mais com o fato das empresas lidar com metodologias ágeis onde se prega uma rápida adaptação ao processo, sendo que normalmente o que faltam em muitos profissionais hoje em dia não é conhecimento técnico e sim conhecimento do negócio.
Vamos exemplificar algumas áreas que necessitam de melhor atenção na regra de negócios:


• Contabilidade

• Logistica

• Juridica

• Area da Saúde

• Comercial

• Engenharia

São áreas com conhecimentos específicos e que muitas vezes demoram para serem dominados. O conhecimento sempre irá agregar em qualquer área, por isso nenhum será desperdiçado.


Resumindo, eu desafio você, profissional do TI a conhecer mais o mundo de seus clientes e de outras áreas que lhe pareça interessante. Agregue seu conhecimento e seja o elemento chave entre o cliente e o software!