5 Benefícios que a sua empresa ganha ao realizar Testes de Performance

5 Benefícios que a sua empresa ganha ao realizar Testes de Performance

Nesse artigo iremos te mostrar 5 benefícios ao realizar Testes de Performance
Hoje em dia com um mundo onde a concorrência no mundo digital está cada vez mais acirrada, as palavras de ordem são rapidez, robustez, disponibilidade e confiabilidade. Ou seja, sai na frente que possuir o sistema que seja ao mesmo tempo ágil e rápido na resposta, mas que seja confiável em sua disponibilidade para responder as mais diversas expectativas, tais como uma data específica de alto índice de vendas em um e-commerce, uma operação logística de alta capacidade ou um sistema financeiro com alto índice transacional. Manter um sistema funcionando sempre com essas características não é tarefa fácil e pede um constante acompanhamento e processos que gerem subsídios que façam com que essas metas estejam sempre sob controle e, para isso os testes de performance são grandes aliados para que isso seja possível.

Fazer Testes de performance nos sistemas de forma periódica ajuda a garantir uma série de vantagens competitivas para que a empresa saia na frente. Pode-se citar algumas mais importantes, tais como:


1. Redução nos custos gerais do sistema

Ondem, naturalmente, um sistema que está mais calibrado e menos sujeito a erros tende a gerar menos custo de reparo, o que o deixa ainda mais livre para investimentos em melhorias e o foco se torna sua evolução natural ao invés de gastos com Bugs e acertos em produção que poderiam ser tratados de forma diferenciada e antes de entrada em produção, por exemplo.


2. Redução no custo de mudanças em produção

Diretamente derivado do anterior, com um sistema funcionando de forma correta e com testes de performance regulares, os processos de mudança deixam de ser processos corretivos, onde há desgaste não só financeiro (Lembrando que bugs em produção são muito mais caros que bugs em tempo de testes) como de imagem, já que constantes acertos em produção começam a inferir em perdas de confiança no sistema, tornando-se mudanças para implementar melhorias e evoluções, fazendo com que o gasto se torne investimento e gere muito mais confiabilidade, já que um sistema em constante evolução e estável é um sistema confiável e que vale a pena investir.


3. Aumento dos Lucros do negócio

Sendo esse talvez o principal motivo que reforça a necessidade de testes de performance. Imagine a situação em que um sistema altamente crítico de e-commerce não está devidamente calibrado para suportar um alto nível de acesso para um evento como Natal, Dia das Mães e Black Friday. O resultado só pode ser um: Perda financeira, vendas que deixam de se concretizar e dinheiro que vai para a concorrência, já que o cliente simplesmente para de acessar seu sistema e vai para outro que também vende o mesmo produto, as vezes até pagando mais caro, mas preferindo a disponibilidade ao valor. Com um processo de testes de performance feito coma antecipação devida, podemos preparar o sistema da forma adequada para garantir as expectativas por meio de detecção de problemas para já realizar os acertos e garantir seu funcionamento e o retorno financeiro esperado. Lembrando que o sistema é o meio para o fim, que é o negócio e o foco principal.


4. Satisfação do usuário final

Se o sistema funciona bem e o usuário final consegue usá-lo da forma correta, com certeza o mesmo irá, não só lembrar deste sistema como também o divulgar para outros, contando como foi sua experiencia positiva ao utilizá-lo, contando sobre sua rapidez em processar as buscas, a forma agil como o pagamento fora executado e a interface fluida e responsiva que fora experimentada.  Ou seja, uma boa experiencia de uso faz o usuário fidelizar e, por conseguinte, trazer mais lucro.


5. Utilização mais coerente dos recursos empresariais

Um teste de performance também provê uma visão muito melhor dos recursos disponíveis da empresa que estão sendo usados, se estão com sua capacidade superestimada e gerando gastos desnecessários, ou memo se é necessário algum investimento específico em algum recurso que está defasado. Em resumo ele ajuda a otimizar uso e gastos específicos, direcionando o orçamento de forma mais assertiva, evitando erros.

Conclusão

Esses são só alguns entre vários outros motivos que fazem com que os testes de performance, desde que sejam feitos com o devido planejamento e periodicidade que o negócio requer, se tornem grandes aliados quando o assunto é prover um serviço de maior qualidade para satisfação do usuário, gerar lucros e fixar o negócio na vanguarda de sua párea de atuação.

Consultoria em Qualidade e Processos de Software | Saiba mais
Workshop: Por que e como Testar? Tipos de Testes e suas Aplicações | Saiba mais
Konia

Konia