Nessa dica irei apresentar a solução para aplicarmos filtros de visualização de dashboard, para facilitar o compartilhamento e visualização do dashboard com todos os colaboradores.

O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft. Que tem como objetivo fornecer visualizações interativas e recursos de Business Intelligence com uma interface simples, em que os usuários finais possam criar os seus próprios relatórios e dashboards.

Algumas empresas querem restringir a visualização do dashboard em alguns casos para não passar dados desnecessários a alguns colaboradores, por exemplo a filial de São Paulo só visualizara os dados de São Paulo, a filial do Rio de Janeiro só visualizara dados referentes ao Rio de Janeiro e assim por diante.

Vamos ao nosso objetivo, após criar seu dashboard e deixar estruturado do jeito que quer clique em Modelagem e na aba segurança clique em Gerenciar Funções.

Crie sua função e estabeleça um tipo de filtro para ele, no caso abaixo estou utilizando o filtro para visualização dos dados em São Paulo, Rio de Janeiro e administrador. O usuário administrador terá acesso a todos os dados do dashboard.

Para aplicar o filtro e visualizar como os dados irão ficar, basta clicar em “exibir como” que mostrara todas suas funções criadas, basta selecionar o filtro de acordo com o tipo de visualização que deseja ver, após aplicá-los clique em ok e poderá visualizar seus dados.

Visualização de dados da filial em São Paulo

Faça a publicação do seu dashboard em seu Workspace, e em seguida acesse o site do Power Bi para gerenciarmos as funções dos filtros. Em seu WorkSpace clique em conjunto de dados, e conseguira visualizar seu arquivo PBIX que publicou, clique nos 3 pontinhos e em seguida em segurança.

Aqui você terá acesso a seus filtros e poderá colocar o e-mail das pessoas que poderão visualizar o dashboard com os filtros já aplicados, e após compartilhar com essas pessoas ela terá acesso somente aos dados que você estabelecer.

Realizando esses processos você conseguirá realizar diversos tipos de filtros e garanti a segurança dos seus dados evitando o compartilhamento de dados que não serão tão uteis para determinados colaboradores.

Obrigado por ler até aqui!

Se você gostou aproveite e acompanhe a gente nas redes sociais, não esqueça de compartilhar para que mais pessoas possam ver o conteúdo.