As 10 Tendências Tecnológicas que dominarão 2024, segundo o Gartner

As 10 Tendências Tecnológicas que dominarão 2024, segundo o Gartner
2 meses atrás

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, divulgou recentemente as 10 principais tendências tecnológicas estratégicas que as empresas devem explorar em 2024.

Bart Willemsen, Vice-Presidente de Análises do Gartner, destaca a importância da disposição para ação audaciosa e estratégica diante das transformações e incertezas socioeconômicas. Ele ressalta que os líderes de TI estão em uma posição única para traçar estrategicamente um caminho que utilize os investimentos em tecnologia para aprimorar a resiliência em vez de depender de respostas improvisadas.

Chris Howard, Vice-Presidente e Chefe de Pesquisa do Gartner, destaca os desafios enfrentados pelos executivos ao avaliar os impactos e benefícios das tendências tecnológicas em meio ao crescimento acelerado da inovação. Ele enfatiza que a disciplina na adoção generalizada da Inteligência Artificial Generativa e outras tecnologias é crucial para obter valor comercial de forma duradoura, exigindo atenção aos riscos.

As principais tendências tecnológicas estratégicas previstas para 2024 são as seguintes:

Inteligência Artificial Generativa Democratizada: A democratização da Inteligência Artificial Generativa está em ascensão devido à combinação de modelos pré-treinados, computação em nuvem e código aberto. O Gartner prevê que mais de 80% das empresas utilizarão APIs e modelos de Inteligência Artificial Generativa até 2026, representando um aumento significativo em comparação aos menos de 5% registrados no início de 2023. Essa tendência tem o potencial de democratizar o conhecimento e as habilidades nas empresas, conectando trabalhadores ao conhecimento de forma conversacional.

Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial (TRiSM): A democratização do acesso à Inteligência Artificial torna crucial o Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da tecnologia. Isso inclui ferramentas para ModelOps, proteção de dados pró-ativa, segurança específica para a Inteligência Artificial e monitoramento de modelos. O Gartner prevê que empresas que aplicarem controles de TRiSM até 2026 aumentarão a precisão de suas tomadas de decisão, eliminando até 80% de informações ruins ou ilegítimas.

Desenvolvimento Auxiliado por Inteligência Artificial: O uso de tecnologias como Inteligência Artificial Generativa e Machine Learning para auxiliar engenheiros de software em projetos, codificação e teste de aplicativos. Essas ferramentas de desenvolvimento infundidas com Inteligência Artificial permitem que engenheiros dediquem mais tempo a atividades estratégicas, como o design e composição de aplicativos de negócios.

Aplicações Inteligentes: Aplicações inteligentes incluem inteligência como uma capacidade, adaptando-se aprendendo para responder autonomamente. O Gartner destaca a demanda por essas aplicações, com 26% dos CEOs citando a escassez de talentos como o risco mais prejudicial para suas empresas. A atração e retenção de profissionais são prioridades, enquanto a Inteligência Artificial é apontada como a tecnologia com o impacto mais significativo nos próximos três anos.

Gestão Contínua de Exposição a Ameaças: Uma abordagem pragmática para avaliar continuamente a acessibilidade, exposição e explorabilidade dos ativos digitais e físicos de uma empresa. O Gartner prevê que empresas que priorizarem investimentos em segurança com base na Gestão Contínua de Exposição a Ameaças alcançarão uma redução significativa nas violações até 2026.

Machine Customers: Os Machine Customers, ou ‘custobots’, são atores econômicos não-humanos que negociam e compram autonomamente. O Gartner prevê que até 2028, 15 bilhões de produtos conectados atuarão como clientes, gerando trilhões de dólares em receitas até 2030. Considerações estratégicas incluem facilitar algoritmos e dispositivos para esses clientes não-humanos.

Tecnologia Sustentável: Um conjunto de soluções digitais para promover resultados ambientais, sociais e de governança (ESG). O Gartner destaca a importância de garantir que o uso de TI seja eficiente, circular e sustentável, prevendo que até 2027, 25% dos CIOs terão sua compensação pessoal vinculada ao impacto da tecnologia sustentável.

Engenharia de Plataformas: A engenharia de plataformas é uma disciplina crucial que se concentra na criação e gestão de plataformas internas de desenvolvimento de autosserviço. Cada plataforma, desenvolvida e mantida por uma equipe de produto especializada, representa uma camada essencial para atender às demandas dos usuários, interagindo de maneira eficaz com ferramentas e processos. O propósito central da engenharia de plataformas é aprimorar a produtividade, a experiência do usuário e acelerar a entrega de valor comercial, proporcionando um ambiente eficiente e inovador para o desenvolvimento de projetos.

Plataformas de Nuvem da Indústria: Prevê-se que mais de 70% das empresas usarão Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs) até 2027, acelerando iniciativas de negócios. Essas plataformas personalizadas específicas para uma indústria oferecem um tecido de dados, biblioteca de capacidades e ferramentas de composição, impulsionando resultados relevantes para a indústria.

Força de Trabalho Aumentada e Conectada: Até 2027, estima-se que 25% dos CIOs usarão iniciativas para reduzir pela metade o tempo necessário para que funções-chave alcancem competência. Essa abordagem visa acelerar a aquisição de habilidades digitais, permitindo ferramentas digitais reduzirem o tempo de competência para novos contratados. Com avanços em automação e IA no local de trabalho, a força de trabalho precisa lidar com questões complexas.

Essas tendências destacam as tecnologias que impulsionarão uma disrupção significativa e oferecem oportunidades estratégicas para os líderes de TI nos próximos 36 meses. O Gartner enfatiza a importância de uma abordagem disciplinada para a adoção dessas tecnologias e a atenção aos riscos para garantir o sucesso em meio às incertezas e pressões do ambiente de negócios.

Konia

Konia